Aniversário do vereador Veloso Neto será comemorado com grande festa no Sítio do Durval

O vereador Veloso Neto realizará, no próximo dia 30 de maio, uma grande comemoração de aniversário no Sítio do Durval. O evento está marcado para começar às 15h30 e deve reunir amigos, familiares, lideranças políticas e moradores da região em um momento de confraternização e muita animação.

A programação contará com churrasco e cerveja liberados para o público, além de apresentações musicais e diversas atrações ao longo da festa. Segundo a organização, o objetivo é proporcionar um momento de alegria e integração para toda a população que prestigiar o evento.

Durante a celebração, também haverá premiações em dinheiro e o tradicional bingo, que terá como prêmio principal uma motocicleta Pop 110 zero quilômetro. A expectativa é de grande participação popular, movimentando a comunidade em uma tarde marcada por entretenimento e descontração.

Ao fazer o convite, Veloso Neto destacou a importância da presença da população no evento. “Conto com cada amigo e cada amiga para fazermos juntos uma grande festa de alegria e confraternização”, afirmou o vereador, reforçando o convite para que todos participem da comemoração.

Santa Helena dá início ao maior evento esportivo estudantil do município com novidades e grande participação dos jovens

A Prefeitura de Santa Helena realizou, na noite desta sexta-feira (22), a abertura oficial dos Jogos Escolares Helenenses 2026, no ginásio do IEMA. O evento reuniu estudantes, professores, atletas e a comunidade em um momento marcado por emoção, integração e valorização da juventude.

Promovido pela gestão do prefeito Joãozinho Pavão, os jogos acontecem de 22 de maio a 6 de junho e contam com 19 modalidades esportivas, incluindo novidades como jogos eletrônicos, futebol de travinha, futebol e fut7.

Ao todo, participam 22 escolas, sendo 12 da rede municipal, 7 estaduais e 3 particulares, fortalecendo o esporte estudantil e incentivando a participação dos jovens helenenses.

Durante a abertura, o prefeito Joãozinho Pavão destacou a importância do esporte para a juventude do município.

“É uma alegria ver nossos jovens participando e vivendo esse momento de união e incentivo ao esporte. Nossa gestão segue investindo em oportunidades para a juventude de Santa Helena”, afirmou o prefeito.

Weverton confirma candidatura ao Senado; Erlanio é nome do PDT à Câmara

O PDT terá em Weverton Rocha e Erlanio Xavier suas principais apostas eleitorais para o ciclo deste ano. O atual senador buscará um novo mandato na Câmara Alta, enquanto o ex-presidente da Famem tentará chegar à Câmara dos Deputados. Presidente de honra do partido, Weverton ratificará sua pré-candidatura nos próximos dias.

Em 2018, quando foi eleito senador, Weverton alcançou a maior votação da história do Maranhão para o cargo até então, com 1.997.450 votos.

Já Erlanio, que presidiu a Famem por dois mandatos consecutivos e foi prefeito de Igarapé Grande por oito anos, aposta no diálogo municipalista para chegar a Brasília. Desde que deixou o comando do município, no final de 2024, o pedetista tem percorrido o estado e fincado bases em todas as regiões.

Justiça determina reintegração de diretores escolares exonerados em Lago dos Rodrigues

A Justiça do Maranhão determinou a reintegração imediata de todos os diretores escolares e gestores adjuntos exonerados pela Prefeitura de Lago dos Rodrigues por meio do Decreto nº 013/2025, editado em 31 de janeiro deste ano. A decisão foi assinada pelo juiz João Bruno Farias Madeira, atendendo pedido de tutela antecipada formulado pelo Ministério Público do Estado do Maranhão. Os gestores haviam sido escolhidos de forma democrática pela comunidade escolar, conforme prevê legislação municipal, e tinham mandato previsto até outubro de 2025.

Segundo relatos apresentados no processo, a exoneração coletiva ocorreu logo no início da gestão municipal e atingiu diretores que haviam declarado apoio político ao ex-prefeito durante o período eleitoral. Após as exonerações, a administração municipal nomeou novos gestores ligados ao grupo político do prefeito, sob o argumento de que os cargos seriam de livre nomeação. A decisão judicial, no entanto, destacou que a substituição dos diretores ocorreu sem processo administrativo prévio e sem garantia do direito de defesa aos profissionais afastados.

Na decisão, o magistrado afirmou que a exoneração em massa da direção das escolas municipais, em pleno ano letivo, provocou desestabilização na gestão educacional do município. O juiz ressaltou ainda que os gestores afastados conheciam a rotina pedagógica e administrativa das unidades escolares, e que a retirada abrupta poderia comprometer a qualidade do ensino e o funcionamento das escolas. O documento também menciona o impacto financeiro causado aos profissionais exonerados, já que os vencimentos possuem natureza alimentar.

Além de determinar a reintegração dos diretores e gestores adjuntos, a Justiça proibiu o município de realizar novas nomeações para os cargos ocupados pelos servidores reintegrados. Em caso de descumprimento da decisão, foi fixada multa diária de R$ 1 mil por gestor não reconduzido à função, limitada ao teto de R$ 50 mil. O município terá prazo de cinco dias para cumprir a ordem judicial. Agora, a expectativa gira em torno da postura da Prefeitura diante da decisão: o prefeito irá cumprir imediatamente a determinação judicial ou recorrer da sentença e manter o embate contra os gestores escolares afastados?

Gestão do prefeito Mecinho vira alvo de denúncia por falta de transparência em São João Batista

A gestão do prefeito Emerson Lívio Soares Pinto, conhecido como “Mecinho”, em São João Batista, na Baixada Maranhense, foi denunciada ao Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) e ao Ministério Público do Maranhão (MPMA) por supostas irregularidades envolvendo a divulgação da folha de pagamento dos servidores municipais.

De acordo com a denúncia, o Portal da Transparência do município estaria apresentando dados incompletos e desatualizados sobre os vencimentos de servidores, secretários, vice-prefeito e do próprio chefe do Executivo municipal. A acusação aponta ainda que informações referentes aos anos de 2024, 2025 e 2026 estariam ausentes ou parcialmente ocultadas no sistema oficial da prefeitura.

Os denunciantes alegam que a falta de divulgação detalhada dos salários viola a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) e o princípio constitucional da publicidade dos atos da administração pública. Segundo o documento, a ausência de dados dificultaria o controle social e a fiscalização dos gastos públicos pela população.

A representação protocolada também levanta suspeitas sobre possíveis irregularidades administrativas, como pagamentos indevidos, supersalários, funcionários fantasmas e desvio de recursos públicos, embora até o momento não haja comprovação oficial dessas acusações.

Ainda conforme a denúncia, o caso poderá ser analisado pelos órgãos de controle, que têm competência para apurar eventuais violações administrativas e aplicar medidas legais caso sejam constatadas irregularidades.

A reportagem deixa espaço aberto para manifestação do prefeito Emerson Lívio Soares Pinto e da Prefeitura de São João Batista sobre as denúncias apresentadas.

Prefeito de São Vicente Férrer entra na mira após contrato milionário com construtora

A gestão do prefeito Adriano Freitas, em São Vicente Férrer, na Baixada Maranhense, voltou ao centro de questionamentos após a celebração de um contrato milionário envolvendo recursos públicos do município. O acordo, firmado com a empresa Construtora Cristo é o Senhor, ultrapassa R$ 3,5 milhões e prevê a perfuração de poços artesianos e implantação de sistema de abastecimento de água na cidade.

De acordo com informações levantadas, o contrato tem valor total de R$ 3.512.816,60. A contratação chamou atenção pelo alto montante envolvido e também pela localização da empresa contratada, que possui sede no povoado Outeiro de Maria Justina, no município de São Bento, na Baixada Maranhense.

A situação passou a gerar questionamentos entre moradores e setores da sociedade, levantando suspeitas sobre possível favorecimento empresarial e sobre a transparência dos critérios utilizados na contratação. Críticos da gestão apontam que contratos com valores elevados precisam de fiscalização rigorosa, especialmente quando envolvem serviços essenciais para a população.

Diante da repercussão, cresce a expectativa para que órgãos de controle e fiscalização acompanhem o caso e apurem a legalidade do procedimento administrativo. A cobrança por mais transparência na aplicação dos recursos públicos também ganhou força entre moradores do município.

Até o momento, a Prefeitura de São Vicente Férrer e a empresa citada não se manifestaram publicamente sobre os questionamentos envolvendo o contrato.

O caso aumenta a pressão sobre a gestão municipal, enquanto a população aguarda esclarecimentos sobre a execução da obra e a correta aplicação dos recursos destinados ao abastecimento de água no município.

Apoio de Marcos Miranda a Braide vira desafio para Roberto Costa

O empresário Marcos Miranda, que ficou em segundo lugarna corrida pela Prefeitura de Bacabal em 2024, anunciou oficialmente seu apoio ao pré-candidato ao Governo do Maranhão, Eduardo Braide. A declaração foi feita durante um encontro realizado nessa quarta-feira, 20, na cidade de São Luís.

Ao lado do pré-candidato a deputado estadual Marcos Miranda Jr. e de importantes lideranças da região, Miranda afirmou acreditar no projeto político de Braide para transformar o Maranhão.

“Tenho certeza que você vai ser o grande governador desse estado. Você tem grandes projetos e estamos aqui com nosso grupo político de Bacabal para lhe fazer um convite: vá à nossa cidade mostrar suas propostas ao nosso povo”, declarou Marcos Miranda.

Eduardo Braide agradeceu o apoio recebido e destacou a importância da união do grupo político de Bacabal e toda região.

“Esse apoio será importante não só em Bacabal, mas em toda a região. O convite está aceito e em breve estaremos em Bacabal mostrando que a transformação feita em São Luís pode chegar ao Maranhão inteiro”, afirmou Braide.

Nos bastidores, o panorama se configura como um evidente desafio para o prefeito Roberto Costa, que optou por apoiar o pré-candidato do MDB, Orleans Brandão, no município de Bacabal. Em 2024, Miranda e Costa protagonizaram uma das disputas mais marcantes da história do município. Tudo indica que essa rivalidade poderá ser reeditada nas eleições para governador, com ambos se posicionando em lados opostos.

Empresa de refrigeração ganha contrato de R$ 1 milhão em São Pedro da Água Branca

A Promotoria de Justiça de São Pedro da Água Branca instaurou inquérito civil para apurar supostas irregularidades em licitação e contrato firmado entre a Prefeitura do município, administrado pelo prefeito Samuel Ribeiro, e a empresa Refrimar Comércio e Serviços LTDA.

A investigação foi aberta com base em elementos colhidos na Notícia de Fato SIMP nº 000162-070/2025, após representação apresentada pelo vereador Magno Nunes da Silva, que apontou possíveis irregularidades no contrato decorrente do certame.

O alvo da investigação é o pregão eletrônico nº 007/2025 e o contrato nº 20250410PE0072025-2, cujo objeto prevê a locação de máquinas pesadas com operador para atender a Secretaria Municipal de Obras, no valor total de R$ 1.088.944,19.

Entre os indícios de irregularidades, consta a suspeita sobre a capacidade operacional da empresa contratada, já que o endereço informado como sede aparenta ser uma residência comum, o que pode indicar possível empresa de fachada ou outras fraudes licitatórias.

O inquérito é conduzido pelo promotor de Justiça Thiago Cândido Ribeiro e tem prazo inicial de um ano para conclusão, podendo ser prorrogado conforme previsão legal.

Antelius da construtora EPENG também foi alvo de buscas em operação da PF

Empresário e sócio da Epeng – Empresa de Projetos de Engenharia Ltda, Francisco Antelius Sérvulo Vaz, foi um dos alvos da operação Arthros, deflagrada pela Polícia Federal no Maranhão. Ele, o ex-secretário de Articulação Política do governo Brandão, Rubens Pereira, e o ex-adjunto da pasta, Gabriel Tenório, estão sendo investigados esquema de desvio de recursos públicos e financiamento ilícito de campanhas eleitorais nas eleições municipais de 2024, no Maranhão.

As investigações identificaram um esquema estruturado e sofisticado que utilizava empresas de fachada, contratos simulados e notas fiscais frias para dissimular a origem de recursos públicos, que eram canalizados para campanhas eleitorais.

O grupo também operava por meio de contas bancárias de terceiros e realizava saques em espécie e transferências fracionadas, prática típica de lavagem de dinheiro destinada a dificultar o rastreamento das operações.

A apuração revelou que, nos 15 dias que antecederam o pleito eleitoral de 2024, foram movimentados valores superiores a R$ 1,9 milhão, com a distribuição de mais de R$ 1,2 milhão a candidatos e intermediários. Há indícios de que parte significativa desses recursos tenha origem em contratos públicos, desviados para fins eleitorais.

Essa não é primeira que Francisco Sérvulo se torna alvo da PF. Em 2016, ele esteve na mira da operação Ápia, deflagrada pela Polícia Federal no Tocantins.

O empresário esteve envolvido em fraude em licitações para obras de infraestrutura naquele estado, principalmente terraplanagem e pavimentação asfáltica. Os membros da suposta organização criminosa (Orcrim) fraudaram e frustraram, mediante ajuste, combinação e outros expedientes, o caráter competitivo de licitações da Agência de Máquinas e Transportes do Estado do Tocantins (Agetrans).

Francisco Antelius Sérvulo Vaz ofereceu propina caso a sua empresa Epeng – Empresa Projetos de Engenharia Ltda fosse declarada a vencedora de contratos milionários no Tocantins. Além disso, ocultou e dissimulou a origem, localização, disposição, movimentação e propriedade dos valores provenientes, direta e indiretamente, dos crimes de peculato, corrupção ativa e passiva e crime contra o sistema financeiro nacional, mediante formulação de contrato fictício de compra e venda de maquinário entre EPENG e KK Máquinas.

O empresário foi preso pelos crimes de peculato, organização criminosa, lavagem de dinheiro, desvio de recursos públicos, mas foi solto quase dois meses depois pelo Tribunal Regional Federal da 1ª região.

O Ministério Público Federal chegou a oferecer denúncia contra o Francisco Antelius.

FORÇA DA MULHER DO LITORAL: Katma Belém, a Forte de Cururupu, anuncia pré-candidatura a Deputada Federal em evento histórico

A pré-candidata representa renovação, força popular e capacidade de articulação regional, fatores que podem ampliar a voz do Litoral e da Baixada Maranhense em Brasília.

O deputado estadual, Neto Evangelista, usou suas redes sociais para destacar a nova fase de Katma Belém, e da integração de forças em Cururupu e região, durante a pré-candidatura de Katma Belém à Câmara Federal, que ganhou um novo capítulo neste domingo (17), em um grande evento realizado na Praça da Família, em Cururupu.

A líder política, que se destacou nas eleições municipais de 2024 ao conquistar milhares de votos e alcançar a segunda colocação na disputa local, agora desponta como um dos principais nomes do Litoral Maranhense para as eleições de 2026.

O ato político reuniu uma multidão de apoiadores, lideranças comunitárias e representantes políticos da região, consolidando a força do grupo liderado por Katma Belém e Orlando Belém. O evento também contou com homenagens especiais pelo Dia das Mães, fortalecendo o clima de proximidade popular e mobilização política.

A presença do deputado federal Juscelino Filho foi um dos pontos altos da programação. Presidente estadual do PSDB no Maranhão, Juscelino participou oficialmente do lançamento da pré-candidatura de Katma Belém, reforçando a aposta do partido em ampliar a representatividade feminina e fortalecer o projeto político da legenda no interior do estado.

Durante seu discurso, Juscelino Filho destacou a receptividade da população de Cururupu e ressaltou a importância estratégica da liderança de Katma Belém para o cenário político maranhense.

Segundo ele, a pré-candidata representa renovação, força popular e capacidade de articulação regional, fatores que podem ampliar a voz da Baixada Maranhense em Brasília.

O deputado estadual Neto Evangelista também participou do encontro e enfatizou a união do grupo político em torno do novo projeto eleitoral.

Para Neto Evangelista, Katma Belém assume uma missão importante ao representar Cururupu e os municípios da região em uma possível candidatura à Câmara Federal, contando com o apoio de lideranças estaduais e da população.

Após o desempenho expressivo nas eleições municipais de 2024, Katma Belém passou a ser vista como uma das lideranças femininas mais influentes da região de Cururupu. Mesmo ficando na segunda colocação, a votação conquistada fortaleceu seu nome politicamente e ampliou sua presença nos debates estaduais.

Analistas políticos da região avaliam que a votação expressiva obtida em 2024 serviu como base para a construção de um projeto mais amplo em 2026, agora voltado à Câmara dos Deputados.

A movimentação também evidencia o fortalecimento do PSDB na Baixada Maranhense, especialmente com a articulação direta de Juscelino Filho e Neto Evangelista em torno de novos nomes com forte apelo popular.

Evento reuniu multidão e fortaleceu grupo político

O lançamento da pré-candidatura transformou a Praça da Família em um grande ato político e popular. Famílias, lideranças comunitárias, apoiadores e representantes de diversos municípios da Baixada Maranhense participaram da programação.

Além da pauta política, o evento também buscou aproximar o grupo da população por meio das homenagens às mães cururupuenses, criando um ambiente de celebração e fortalecimento de vínculos com a comunidade.

Ao lado de Juscelino Filho e Neto Evangelista, Katma Belém afirmou que seguirá trabalhando pelo desenvolvimento de Cururupu e da região, defendendo mais investimentos, infraestrutura e oportunidades para a população.

Com o lançamento oficial da pré-candidatura, o cenário político de Cururupu começa a ganhar novos contornos para as eleições de 2026, colocando Katma Belém entre os principais nomes da Baixada Maranhense no debate eleitoral estadual.