Estrada do Progresso é entregue em Alto Alegre do Pindaré

Alto Alegre do Pindaré viveu um grande dia com a entrega da Estrada do Progresso, que liga os povoados Centro da Rosa e Timbira do Bogéa. A obra representa um marco para a mobilidade, o desenvolvimento e a qualidade de vida da população da zona rural do município.

O evento contou com a presença do governador Carlos Brandão, ministro do Esporte André Fufuca, prefeito Didi do PP, secretário de Estado Municipalista Orleans Brandão, deputada federal e presidente estadual do Progressistas Amanda Gentil, Túlio Rezende representando a deputada estadual Andréia Rezende, além de prefeitos da região, secretários municipais, vereadores e demais autoridades.

Com 13 quilômetros de estrada asfaltada, a obra recebeu sinalização horizontal e vertical, sarjeta e meio-fio, beneficiando diretamente mais de 10 mil pessoas em nove povoados, garantindo mais segurança no tráfego, redução do tempo de deslocamento e fortalecimento da economia local.

Durante a agenda no povoado Timbira do Bogéa, foi entregue o Ginásio Poliesportivo Luís Bogéa, um novo espaço dedicado ao esporte, ao lazer e à convivência da comunidade.

Com 13 quilômetros de estrada asfaltada, a obra recebeu sinalização horizontal e vertical, sarjeta e meio-fio, beneficiando diretamente mais de 10 mil pessoas em nove povoados, garantindo mais segurança no tráfego, redução do tempo de deslocamento e fortalecimento da economia local.

Durante a agenda no povoado Timbira do Bogéa, foi entregue o Ginásio Poliesportivo Luís Bogéa, um novo espaço dedicado ao esporte, ao lazer e à convivência da comunidade.

Na ocasião, também foram entregues dois veículos para as Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, por meio do Programa Coopera Maranhão, reforçando a estrutura de atendimento à população.

Outro destaque do evento foi a assinatura, pelo governador e pelo prefeito, das Ordens de Serviço para a instalação da Estação Tech, que funcionará onde hoje está o Farol do Saber; para a implantação do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros no povoado Auzilândia; e para a construção de três portais nas entradas da cidade. O governador anunciou ainda a entrega de dois tratores para fortalecer a agricultura do município.

Em seu discurso, o prefeito Didi do PP destacou o impacto social da obra. “A Estrada do Progresso é mais do que asfalto, é dignidade, é desenvolvimento e é cuidado com o nosso povo. Essa entrega muda a realidade de quem vive na zona rural, onde antes era poeira no verão e lama no inverno, reafirmando nosso compromisso de trabalhar para todos os cantos de Alto Alegre do Pindaré.”

O governador Carlos Brandão reforçou o papel do municipalismo e das parcerias. “Estamos investindo onde as pessoas vivem. Essa estrada, os equipamentos e as novas ordens de serviço mostram que o Governo do Maranhão segue de mãos dadas com os municípios, levando infraestrutura, oportunidades e mais qualidade de vida para a população.”

Dr. Erik rompe com Márcio Honaiser e lança pré-candidatura própria à Câmara Federal

O ex-prefeito de Balsas, Dr. Erik, decidiu mudar os rumos de sua atuação política e não seguirá mais como aliado do deputado federal Márcio Honaiser em seu projeto de reeleição. A decisão marca um rompimento significativo no cenário político do Sul do Maranhão e abre espaço para uma nova configuração eleitoral na região.

Dr. Erik anunciou sua pré-candidatura a um cargo na Câmara Federal, com a estratégia de formar uma dobradinha política com sua esposa, a deputada estadual Drª Vivianne. A articulação busca fortalecer o grupo familiar e ampliar a representatividade política da região no Congresso Nacional.

Com forte capital eleitoral, Dr. Erik é considerado um dos nomes mais competitivos do Sul do Maranhão. Em sua última eleição para prefeito de Balsas, obteve expressivos 37 mil votos, consolidando sua liderança local e regional. O desempenho nas urnas e a visibilidade política acumulada ao longo dos mandatos municipais colocam o ex-prefeito como um candidato com reais chances de êxito na disputa federal.

Por outro lado, a saída de Dr. Erik do projeto político de Márcio Honaiser representa um duro golpe para o deputado federal. Já enfrentando um cenário desafiador para a reeleição, Honaiser perde um aliado estratégico e uma base eleitoral relevante em uma das regiões mais importantes do estado, o que tende a dificultar ainda mais sua permanência na Câmara dos Deputados.

O movimento sinaliza que a disputa eleitoral no Sul do Maranhão promete ser intensa, com rearranjos políticos que podem impactar diretamente o resultado das eleições de 2026.

Diálogo não é jogo duplo: Fernando Pessoa tem trabalhado por Tuntum

Em tempos de radicalização política e disputas marcadas mais por narrativas do que por resultados concretos, a postura do prefeito de Tuntum, Fernando Pessoa, tem se destacado por um valor cada vez mais raro na política brasileira: a capacidade de dialogar em favor do interesse público.

Ao contrário da leitura simplista que tenta rotular encontros institucionais como “jogo duplo”, o que se observa, na prática, é um gestor que compreende seu papel constitucional: defender os interesses do município acima de disputas políticas circunstanciais.

Fernando Pessoa tem atuado de forma coerente com o que se espera de um prefeito responsável: manter diálogo institucional com todas as lideranças capazes de contribuir com o desenvolvimento de Tuntum. Essa postura não fragiliza a gestão — ao contrário, amplia a capacidade de articulação política e administrativa do município.

É importante destacar que não há indefinição política. *Fernando Pessoa já manifestou publicamente seu apoio à pré-candidatura de Bruna Pessoa, ao senador Weverton Rocha, à indicação que será feita pelo grupo do governador Carlos Brandão para a segunda vaga ao Senado, e ao projeto por Orleans Brandão ao Governo do Estado.*

Nesse contexto, também é preciso registrar que a senadora Ana Paula e o Deputado Othelino Neto são amigos pessoais do prefeito há bastante tempo. Mais do que isso, *Fernando Pessoa defende abertamente que os diferentes grupos políticos do estado possam voltar a se unificar, fortalecendo um projeto comum sob a liderança do governador Carlos Brandão, em favor do Maranhão.*

O que existe, portanto, não é ausência de lado, mas maturidade política e visão de futuro. Governar não é fazer campanha permanente, e sim garantir recursos, obras e políticas públicas para a população. Municípios que se fecham em disputas ideológicas acabam perdendo oportunidades e prejudicando quem mais precisa do poder público.

Em vez de “dois palanques”, o que se vê é um único compromisso: Tuntum — com diálogo, unidade e responsabilidade.

Ministério Público aciona Justiça para garantir salários atrasados em Cachoeira Grande

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) ingressou com uma Ação Civil Pública (ACP) contra o Município de Cachoeira Grande para obrigar o pagamento dos salários dos servidores públicos que estão em atraso desde dezembro de 2025. A medida foi proposta pela promotora de justiça Érica Beckman, titular da Promotoria de Justiça de Morros.

Na ação, o MP pede decisão liminar para que a prefeitura efetue, em até cinco dias, o pagamento integral dos vencimentos referentes a dezembro. Também foi solicitado que o município apresente, no mesmo prazo, um cronograma detalhado para quitar os salários de janeiro e fevereiro de 2026.

Caso a decisão judicial não seja cumprida, o Ministério Público requereu o bloqueio de valores nas contas do município em montante suficiente para garantir a folha de pagamento. A promotoria também pediu a aplicação de multa pessoal de R$ 10 mil ao prefeito Raimundo César Castro de Sousa.

Segundo a promotora, a medida judicial foi adotada após tentativas administrativas de solução que não tiveram resposta adequada. O município alegou “dificuldades financeiras transitórias”, mas, de acordo com o MP, não apresentou justificativas concretas.

A promotoria destaca ainda que extratos bancários mostram que o município recebeu R$ 2,7 milhões em repasses do Fundeb apenas em dezembro de 2025, o que, segundo o MP, demonstra que havia recursos disponíveis. Para o órgão, a falta de pagamento dos servidores configura violação a princípios constitucionais e à dignidade dos trabalhadores.

Marcio Hominho entrega revitalização da Rua do Sol e reforça valorização histórica de Bacuri

A Rua do Sol, reconhecida como a primeira via urbana de Bacuri e símbolo da história do município, passou por um processo de revitalização que trouxe nova estrutura e mais dignidade aos moradores e visitantes.

A obra, entregue pela gestão do prefeito Marcio Hominho, representa não apenas melhoria na infraestrutura, mas também o resgate e a valorização das origens da cidade, fortalecendo a identidade local e proporcionando melhores condições de mobilidade e convivência para a população.

Segundo a administração municipal, a revitalização integra um conjunto de obras e ações que vêm promovendo avanços em diferentes áreas do município.

Após dias de trabalho intenso e organização, a conclusão da obra é considerada mais uma conquista para Bacuri, evidenciando o crescimento da cidade por meio de esforço, respeito à população e compromisso com o desenvolvimento urbano.

 

Eleições 2026: Prefeito Flávio Furtado e pré-candidato a deputado estadual João Igor articulam melhorias para Duque Bacelar em São Luís

O prefeito de Duque Bacelar, Flávio Furtado, esteve em São Luís, no Maranhão, ao lado do líder político João igor Carvalho, em agenda na Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), onde dialogaram com Maria Raimunda de Fátima, secretária adjunta da pasta.

Na oportunidade, Flávio Furtado e João Igor trataram sobre a parceria com o governador Carlos Brandão para viabilizar investimentos de pavimentação asfáltica e a recuperação de ruas e avenidas no município de Duque Bacelar, reforçando o trabalho conjunto em busca de melhorias para a população.

Em publicação nas redes sociais, o prefeito destacou que esteve na Sinfra ao lado de João Igor e que, durante o dialogo com a secretária adjunta, foram discutidos investimentos para pavimentação e recuperação de vias na cidade.

A agenda em São Luís evidencia a articulação política e institucional voltada a garantir obras e ações de infraestrutura para Duque Bacelar, com foco na melhoria da mobilidade e na qualidade de vida dos moradores.

Com obras, avanços e desenvolvimento, legado de João Igor Carvalho e gestão Chico Carvalho impulsionam evolução de São Bernardo

São Bernardo (MA) atravessa um período de avanços significativos, resultado da continuidade administrativa entre o legado deixado por João Igor Carvalho e a atual gestão do prefeito Chico Carvalho. A união de planejamento, compromisso e execução tem garantido transformações visíveis em diferentes áreas do município, refletindo diretamente na qualidade de vida da população.

Na infraestrutura, os investimentos em pavimentação asfáltica têm melhorado a mobilidade urbana e facilitado o acesso entre bairros e comunidades. Outro marco importante foi a inauguração do Balneário Cai N’água, espaço de lazer que fortalece o turismo local e amplia as opções de convivência para os bernardenses.

O esporte também ocupa lugar de destaque nas ações da gestão. O apoio a jovens atletas, a realização de campeonatos e a participação nos Jogos Escolares reforçam o incentivo ao esporte como ferramenta de inclusão social. A entrega da quadra poliesportiva no povoado Pedrinhas representa mais oportunidades para a prática esportiva e integração da comunidade.

Na educação, o compromisso se traduz em investimentos concretos, como a entrega de mais um ônibus escolar para a rede municipal, garantindo mais segurança e dignidade no transporte dos alunos, especialmente da zona rural. A área segue como prioridade, com ações voltadas ao fortalecimento do ensino público.

Avanços também são percebidos na política habitacional e nos espaços públicos. A construção de casas no bairro Cajueiro, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, avança de forma consistente, enquanto a revitalização da Praça Praça 29 de março (praça de eventos) devolveu à população um espaço moderno e adequado ao convívio social.

Essas são algumas das diversas ações que vêm beneficiando a população de São Bernardo, evidenciando a continuidade do trabalho iniciado por João Igor Carvalho e fortalecido na gestão do prefeito Chico Carvalho, que segue promovendo desenvolvimento, organização e melhorias em diferentes áreas do município.

Adelbarto Santos e Prefeito Francisco do Posto garantem retroescavadeira em São Luís para fortalecer infraestrutura de São Francisco do Maranhão

Cumprindo uma intensa agenda institucional em São Luís, o líder político Adelbarto Santos, ao lado do prefeito de São Francisco do Maranhão, Francisco do Posto, e do vice-prefeito Francisco da Padaria, celebrou mais uma importante conquista para o município. A articulação política resultou no recebimento de uma retroescavadeira, equipamento que irá reforçar diretamente os serviços de infraestrutura, com foco especial na melhoria das estradas vicinais e no atendimento às demandas da zona rural.

Na terça-feira (27), a comitiva participou de uma reunião estratégica com o deputado federal Josimar de Maranhãozinho. O encontro teve como objetivo fortalecer parcerias políticas e discutir novos investimentos para o município, ampliando o diálogo com a bancada federal em busca de recursos e ações que impulsionem o desenvolvimento local.

Já nesta quarta-feira, a agenda teve um desfecho positivo com a entrega oficial da retroescavadeira, recebida das mãos do ministro do Esporte, André Fufuca. O equipamento chega como um importante reforço para a frota municipal, permitindo mais agilidade na recuperação de estradas, abertura de acessos e manutenção de vias, especialmente aquelas que ligam a sede às comunidades da zona rural.

Além do prefeito Francisco do Posto, do vice Francisco da Padaria e do líder Adelbarto Santos, estiveram presentes no ato os vereadores Ironaldo, Nailson e Bari, além da liderança Seta Maranata. A presença dos parlamentares e lideranças locais reforça a união política em torno de um objetivo comum: buscar melhorias concretas para a população de São Francisco do Maranhão.

Durante o evento, Adelbarto Santos destacou a importância da conquista e o trabalho coletivo realizado em São Luís. “Estamos aqui com o ministro André Fufuca, com o prefeito Francisco, o vice Francisco da Padaria, os vereadores Ironaldo, Nailson e Bari, e nosso amigo Seta, para receber mais um equipamento que vai ajudar diretamente o nosso município. É uma grande satisfação ver São Francisco do Maranhão sendo cada vez mais equipado para atender melhor o nosso povo”, afirmou.

Segundo a comitiva, a agenda em São Luís reforça o compromisso da administração e de suas lideranças em seguir buscando investimentos, promovendo desenvolvimento, melhorando a infraestrutura e garantindo mais qualidade de vida para a população de São Francisco do Maranhão.

Mirinzal celebra 64 anos com programação especial de fé, música e alegria

A Mirinzal comemora seus 64 anos de emancipação política em grande estilo, com uma programação preparada com carinho para toda a população. Mais do que celebrar o passado, a cidade vive um novo tempo, com presente todos os dias e esperança renovada para o futuro.

As comemorações acontecem nos dias 29 e 30 de janeiro, reunindo momentos de fé, gratidão e muita animação para toda a família mirinzalense.

📅 29 de janeiro – Noite de fé e louvor

A abertura da programação será marcada por um grande momento espiritual: um culto de louvor e gratidão, com a participação especial da cantora gospel Gisele Nascimento. A noite promete emoção, mensagens de esperança e união entre as famílias.

📅 30 de janeiro – Festa e diversão para todos

No segundo dia, a festa continua com atrações cheias de energia e diversão, garantindo alegria para crianças, jovens e adultos:

🐊 Bravo Crocodilo KING

💥 Super Master

A programação reforça o espírito festivo e comunitário que marca o aniversário da cidade.

O prefeito Deyvison do Posto destacou que os 64 anos de Mirinzal representam um momento especial de celebração, união e renovação. “É festa, é alegria, é um novo tempo e uma nova história para Mirinzal”, afirmou.

🎉 Mirinzal faz 64 anos com orgulho, fé e muita comemoração. Vem celebrar essa história com a gente! 🎊

MP investiga possiveis irregularidades e rombo no RPPS de Presidente Sarney entre 2017 e 2024

O Ministério Público do Estado do Maranhão instaurou inquérito civil para apurar possíveis atos de improbidade administrativa e gestão temerária no Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do município de Presidente Sarney, referentes ao período de 2017 a 2024.

A investigação também busca fiscalizar e compelir a atual gestão municipal, correspondente ao quadriênio 2025–2028, a corrigir omissões herdadas e adotar medidas de transparência e equilíbrio financeiro e atuarial.

O procedimento foi instaurado pela Promotoria de Justiça de Pinheiro e é conduzido pela promotora de Justiça Samira Mercês dos Santos, que fundamentou a medida em relatórios do Ministério da Previdência Social apontando graves irregularidades na gestão previdenciária do município.

Entre os problemas identificados estão a omissão reiterada no envio de demonstrativos obrigatórios, como DAIR, DIPR e DRAA, além do repasse de informações falsas ao sistema CADPREV, mecanismo federal utilizado para monitorar a regularidade dos regimes próprios de previdência.

Segundo o Ministério Público, essas omissões teriam mascarado o real estado financeiro do RPPS, dificultando o controle externo e comprometendo a transparência da gestão dos recursos previdenciários.

A análise preliminar realizada no âmbito do inquérito identificou ainda divergências milionárias entre os saldos bancários informados oficialmente e os extratos bancários reais, o que pode indicar ocultação de patrimônio público e administração temerária dos fundos previdenciários durante a gestão encerrada em 2024.

Estão sendo investigados a ex-prefeita Valéria Moreira Castro e o ex-gestor do RPPS Carlos Roberto de Pádua Walfrido, que foram notificados a prestar esclarecimentos no prazo de 15 dias sobre as inconsistências detectadas.

O Ministério Público também determinou a requisição direta ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica Federal de cópia integral dos extratos e comprovantes de movimentação das contas do RPPS entre os anos de 2017 e 2024, com o objetivo de viabilizar a realização de perícia contábil.

No curso da investigação, foram requisitadas ainda as atas do Conselho Fiscal do RPPS relativas aos anos investigados, para verificar se houve alertas formais sobre as irregularidades agora apuradas e se tais advertências foram eventualmente ignoradas pelos gestores responsáveis.

Embora os fatos sob apuração estejam concentrados na gestão anterior, o Ministério Público alertou que a atual administração municipal também possui dever legal de agir.
Com base no princípio da continuidade administrativa, a promotora Samira Mercês dos Santos destacou que a omissão na correção das irregularidades herdadas pode ensejar responsabilização por prevaricação ou condescendência criminosa.

Entre as medidas determinadas à atual gestão estão a apresentação de cronograma para regularização do CADPREV, o início do processo de contratação de avaliação atuarial pendente há mais de cinco anos, a publicação mensal dos extratos bancários do RPPS no Portal da Transparência, a elaboração de novo censo previdenciário e a comprovação de que os conselheiros fiscal e curador possuem a capacitação técnica exigida pela legislação.

Para o Ministério Público, as irregularidades identificadas não se restringem a falhas administrativas, mas representam risco concreto ao equilíbrio financeiro do RPPS e à garantia do pagamento futuro de aposentadorias e pensões dos servidores municipais.

O inquérito civil segue em andamento e poderá resultar na adoção de medidas judiciais e administrativas cabíveis, conforme o avanço das apurações.