Vinicius Soares se destaca, Assume a secretaria de articulação política de Zé Doca

O atual secretário de articulação politica de Zé doca, Vinicius Soares, tem a responsabilidade grande de fazer as articulações politicas na cidade de Zé doca. Assim tem feito, Vinicius tem se consolidado e mostrado força também em Santa Inês visando as eleições em 2026.

Vinicius tem marcado presença constantemente no município, fortalecendo as alianças, conversando com bases politicas, sempre visando o projeto politico dos deputados Josimar Maranhãozinho e da deputada Fabiana Vilar.

Com caráter e um dialogo bom com as lideranças e o povo em geral, Vinicius tem correspondido as expectativas, já começando a união de um grupo forte que só vem crescendo em Santa Inês. Via Brayan Rafael.

Em carta aberta, Fernanda Maroca destacou dificuldades com depressão

No mês passado, a vereadora Fernanda Maroca, encontrada sem vida em sua residência nesta quinta-feira (23), escreveu uma carta aberta em suas redes sociais.

Além do resumo em sua trajetória, falou sobre a empreitada no curso de medicina e da pausa no curso.

No texto, Maroca destacou, em caixa alta, a depressão, que de acordo com ela, teria vencido.

CARTA ABERTA para a Fernandinha do passado! Deixa eu te contar o que de lá pra cá aconteceu, conclui os estudos em Bacabal, onde eu guardo tantas lembrança e boas amizades.

Fomos morar na capital, nos formamos em direito. Mas calma aí, isso não era bem o que eu queria. Eu e você sabemos que a política sempre habitou em nós, concluímos o curso e logo eu comecei a trabalhar em Bacabal, de Bacabal voltamos pra nossa amada terrinha LAGO VERDE, lá nos elegemos vereadora, e advinha… fomos a primeira e mais jovem mulher a ser PRESIDENTE DA CAMARA… logo depois o nosso amor por cuidar das pessoas aumentos, resolvemos cursar MEDICINA, e quanto aprendizados colhemos, logo depois a gente deu uma pausa no curso de Medicina, nos reelegemos Vereadora, e mais uma surpresa no nosso caminho, começamos a empreender. Abrimos a tão sonhada Lumière… com tudo o que passamos ainda teve mais uma surpresa, nos tornamos digital influencer… E, Fernandinha, quem diria que essa menininha aí da foto passaria por tudo isso tão jovem.

Vencemos o preconceito, o machismo, os achismos, os julgamentos e principalmente a DEPRESSÃO. E é por isso que até hoje eu tenho orgulho de tudo que passamos e não me envergonho de falar. Pois através do nosso testemunho, podemos encorajar meninas como nós. Por aqui eu ainda continuo conhecida como a MENINA… mas uma MENINA mulher que não mede esforços para ver quem a rodeia feliz. Eu tenho orgulho de nós… nem sempre tudo foi bem, erramos muito, mas pegamos nossos erros e aos poucos estamos transformando em aprendizado. Mas HOJE, no dia das crianças eu precisava falar isso para a criança que habita em mim… ainda não chegamos onde queremos.

Mas está nas mãos de Deus, a vontade dELE sempre foi melhor que a nossa. E que Ele continue nos guiando. Te amo, ps: FERNANDINHA”

A Polícia ainda não emitiu nenhuma nota sobre as circunstâncias do ocorrido.

Vereadora de Lago Verde, Fernanda Maroca é encontrada morta em casa

A vereadora Fernanda Maroca, do município de Lago Verde, foi encontrada morta em sua residência na manhã desta quinta-feira (23). A informação é do radialista Randyson Laércio.

Equipes das polícias Militar e Civil do Maranhão, que já estão no local para os primeiros levantamentos.

De acordo com informações preliminares, a parlamentar enfrentava dificuldades pessoais recentes. As autoridades devem apurar as circunstâncias da morte e esclarecer se há indícios de crime ou de outra causa.

Até o momento, não há confirmação oficial sobre o motivo do falecimento. A Polícia Civil informou que novas informações serão divulgadas assim que o caso for devidamente analisado.

Família por trás do Instituto Viver que já movimentou mais de R$ 254 milhões em contratos com prefeituras do Maranhão

O Instituto Viver, entidade registrada sob o CNPJ 21.851.634/0001-28, recebeu em apenas cinco anos mais de R$ 254 milhões em recursos públicos de 26 prefeituras maranhenses, segundo dados oficiais do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA). A instituição, que se apresenta como organização sem fins lucrativos, acumula mais de R$ 400 milhões em contratos ativos com administrações municipais, despertando questionamentos sobre a origem de tanto poder e influência.

Criado em 28 de outubro de 2014, o Instituto Viver teve como primeira presidente Márcia Valéria de Ribeiro Lins, tendo como diretoras Sheyla Yonara Dantas de Farias e Pamella Gabriella Melo da Rocha. O endereço inicial constava na Avenida Daniel de La Touche, Cohama, em São Luís. Poucos anos depois, a entidade passou por uma série de mudanças de endereço, indo para o Jardim Renascença e, posteriormente, para o bairro Turu, onde permanece atualmente.

O verdadeiro controle do Instituto, no entanto, passou a ser exercido pelo casal Enio da Silva Rocha e Sheyla Yonara Dantas de Farias, acompanhados da filha Pamella Gabriella Melo da Rocha. Em 2019, Enio foi nomeado “representante legal” da entidade, com poderes amplos e irrestritos para participar de licitações, assinar contratos e movimentar recursos públicos. Documentos registram que ele recebeu autorização formal para “formular ofertas, lances, recorrer, assinar contratos e substabelecer poderes a terceiros”, configurando uma atuação praticamente ilimitada em nome do Instituto.

A partir da entrada de Enio Rocha na direção, o Instituto Viver multiplicou seus contratos milionários com prefeituras do Maranhão. Inicialmente criado com o propósito de intermediar a contratação de médicos especialistas, o Instituto se transformou em uma máquina de terceirização de mão de obra pública, atuando em diversas áreas e levantando suspeitas de uso político-eleitoral e irregularidades fiscais.

Levantamentos no Sistema de Acompanhamento de Contratações Públicas (SACOP) e no SINC-Contrata confirmam que, entre 2019 e 2024, o Instituto firmou dezenas de contratos de grande valor com prefeituras de diferentes regiões do estado. Desses acordos, mais de R$ 254 milhões já foram efetivamente pagos e transferidos para as contas da entidade.

Atualmente, conforme registros da Receita Federal, o Instituto Viver está em nome da assistente social Isabelle Martins Ferreira Barros e da contadora Gabrielle Martins Barros. Apesar da nova composição formal, os documentos cartoriais e o histórico de gestão indicam que a família formada por Enio da Silva Rocha, Sheyla Yonara Dantas de Farias e Pamella Gabriella Melo da Rocha continua sendo a verdadeira proprietária e controladora da organização.

O CNPJ da entidade registra como atividade principal “atividades de associações de defesa de direitos sociais”, mas o Instituto Viver possui 31 atividades secundárias, que vão de “serviços de prótese dentária” a “impressão de livros e revistas”, o que amplia as suspeitas sobre a amplitude e natureza das operações realizadas.

Em dezembro de 2022, Sheyla Yonara concedeu procuração com poderes plenos a quatro novas representantes: Rossana Karen Bezzera Correa, Luidmila Silva de Freitas, Anne Jakelyne Silva Magalhães e Jennifer Andressa Abreu Pinheiro, permitindo a continuidade dos contratos e da participação em licitações públicas em nome da entidade.

Com tamanha estrutura, diversidade de atividades e cifras milionárias envolvidas, o Instituto Viver se consolidou como uma das organizações mais influentes nas contratações públicas do Maranhão, sendo administrado, em essência, por um grupo familiar que acumulou poder e riqueza a partir de contratos firmados com dezenas de prefeituras.

Prefeito de São Benedito do Rio Preto é afastado durante operação

O prefeito de São Benedito do Rio Preto, Wallas Rocha (Republicanos), foi afastado do cargo após operação da Polícia Federal nesta quarta-feira (22). Segundo apurou o portal Página 2, a Operação Santa Chaga desarticulou uma organização criminosa suspeita de desviar recursos públicos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB).

A ação, realizada com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), cumpriu 17 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Benedito do Rio Preto, Jatobá, Urbano Santos e São Luís. Além do prefeito, a Justiça também determinou o afastamento das funções públicas do secretário de educação, secretária-adjunta de educação, ordenadora de despesas (tesoureira), ligados à Prefeitura são-beneditense.

A investigação aponta que recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) eram desviados para pessoas sem vínculo com a educação, supostamente para comprar apoio eleitoral, para empresas contratadas com indícios de irregularidades e familiares de agentes políticos.

Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, falsidade ideológica eleitoral e lavagem de dinheiro.

Simplesmente Maria anuncia liberação de 50 casas e empenho de outras 40 para Arari durante agenda oficial em Brasília

Em agenda oficial na capital federal, a prefeita de Arari, Simplesmente Maria, anunciou uma importante conquista para o município: a liberação da construção de 50 novas unidades habitacionais pelo programa Moradia Digna, em parceria com a Caixa Econômica Federal e • Governo Federal. Outras 40 moradias já estão em fase final de aprovação e devem ser liberadas até o final deste ano.

A notícia foi compartilhada pela prefeita diretamente de Brasília, onde cumpre compromissos oficiais voltados ao desenvolvimento de Arari.

O investimento representa mais um passo concreto na ampliação do acesso à moradia digna para famílias em situação de vulnerabilidade, tanto na zona urbana quanto na rural do município.

“Com muito empenho, dedicação e amor por nossa cidade, conquistamos mais esse avanço. Seguimos firmes em busca de parcerias que tragam melhorias reais para o nosso povo.

Arari está avançando com dialogo, planejamento e muito trabalho!”, destacou a prefeita. Além do anúncio das moradias, Maria Alves também participou de reuniões com o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e com o governador do Pará e ex-ministro Helder Barbalho, em uma agenda voltada a discutir temas estratégicos para a região.

 

Julyfran Catingueiro nome forte entre os favoritos para deputado estadual em 2026

Tem sido cada vez mais evidente o crescimento político de Julyfran Catingueiro, tanto na região do município Lago da Pedra, quanto por todo estado do Maranhão. Seu nome desponta entre os favoritos entre os pré-candidatos a deputado estadual para as eleições de 2026.

Nascido no seio de uma família tradicional na política de Lago da Pedra, o seu pai e ex- vereador Kinha Catingueiro sempre foi uma referência como cidadão e como liderança. Após algumas décadas, decidiu passar o bastão ao filho, que se tornou também uma referência dentro e fora do seu município.

Como vereador de Lago da Pedra, Julyfran Catingueiro sempre atuou fazendo uma oposição com seriedade, fundamentada nos princípios da ética e da responsabilidade. Sempre pensando no bem comum da população e de melhorias para a sua terra.

Eleições 2026!! Vinicius Soares avança em Santa Inês e fortalece grupo de Josimar

Josimar de maranhãozinho e Fabiana Vilar O secretário de Articulação Política de Zé Doca, Vinicius Soares, tem se destacado além dos limites do município.

Recentemente, ele tem marcado presença em Santa Inês, onde vem agregando grandes lideranças ao grupo político de Josimar de Maranhãozinho e Fabiana Vilar.

Com habilidade e articulação estratégica, Vinicius mostra força ao expandir sua atuação, consolidando alianças e fortalecendo a base do grupo na região. Seu trabalho já começa a render frutos e promete impacto significativo no cenário político na região.

Thamires Rabelo vem crescendo e fortalecendo alianças políticas para Cachoeira Grande

A primeira-dama e secretária de Educação de Presidente Juscelino, Thamiris Rabelo, esteve reunida com a deputada federal Detinha, em seu gabinete, ao lado do prefeito Dr. Pedro e de lideranças políticas de Cachoeira Grande, em um encontro que teve como foco o fortalecimento das alianças e a construção de um novo projeto político para o município.

Durante a reunião, Thamiris destacou a importância das parcerias e do apoio que vem recebendo do prefeito Dr. Pedro, da deputada Detinha, da deputada estadual Fabiana Vilar e de tantas outras lideranças que se unem em torno de um propósito comum: transformar a realidade de Cachoeira Grande, cidade que, segundo ela, vem sofrendo com o descaso e com a decepção de seus moradores diante da falta de avanços.

“Hoje estamos dando mais um passo importante nessa caminhada. É com muita gratidão que conto com o apoio do Dr. Pedro, da deputada Detinha, da Fabiana e de lideranças comprometidas em trabalhar por Cachoeira Grande. Nosso grupo está unido, forte e determinado a mudar a história da cidade, levando mais cuidado, dignidade e esperança para o nosso povo. Agradeço à deputada Detinha pela receptividade e pela forma atenciosa como conduziu o diálogo, ouvindo nossas demandas e se colocando à disposição”, afirmou.

A deputada Detinha elogiou a iniciativa da primeira-dama, destacando sua sensibilidade e o compromisso com a população cachoeirense.

“Quero parabenizar a Thamiris pela coragem e pela dedicação em querer cuidar do povo de Cachoeira Grande. Ela tem se mostrado uma mulher comprometida, próxima das pessoas e com um olhar voltado para o bem-estar da população. Conte sempre com o nosso apoio nessa jornada”, ressaltou Detinha.

A parlamentar ainda reiterou seu apoio ao projeto político de Thamiris, reafirmando que o grupo, ao lado da deputada Fabiana Vilar e do prefeito Dr. Pedro, seguirá unido em prol do desenvolvimento de Cachoeira Grande e de toda a região.

Dr. Pedro também agradeceu a receptividade da deputada Detinha, reforçou apoio e disse que esse caminho que se desenha fortalece ainda mais o grupo, e, com certeza vai levar à Cachoeira Grande o jeito PL de administrar.

 

Prefeito de Cachoeira Grande é alvo de denúncia por uso irregular de recursos do FUNDEB

TCE-MA mantém medida cautelar e investiga movimentações suspeitas realizadas pela Prefeitura.

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) decidiu, por unanimidade, manter a medida cautelar que investiga supostas irregularidades na movimentação de recursos do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) no município de Cachoeira Grande.

A representação foi feita pelo Ministério Público de Contas do Estado (MPC-MA) e tem como alvo o atual prefeito, Raimundo Cesar Castro de Sousa.

De acordo com o Ministério Público de Contas, a gestão municipal teria realizado transferências de valores da conta bancária específica do FUNDEB para outras contas de titularidade da Prefeitura, prática que infringe os princípios constitucionais da legalidade e da vinculação de recursos públicos à sua finalidade.

Na sessão plenária ordinária realizada no dia 1º de outubro de 2025, o TCE-MA, nos termos do relatório e voto do relator, conselheiro-substituto Antonio Blecaute Costa Barbosa, decidiu:
• Manter os efeitos da medida cautelar já deferida em 2021 (Decisão PL-TCE nº 58/2021);
• Reiterar a determinação para que o prefeito apresente os extratos bancários detalhados da conta nº 47775-3, agência 2555-0, do Banco do Brasil, vinculada ao FUNDEB;
• Dar ciência da decisão tanto ao representante (Ministério Público de Contas) quanto ao representado (Prefeito Municipal);
• Determinar à unidade técnica do TCE o monitoramento efetivo do cumprimento da decisão.

A medida visa garantir transparência e assegurar que os recursos do FUNDEB estejam sendo aplicados conforme determina a legislação, exclusivamente na manutenção e desenvolvimento da educação básica.
O FUNDEB é um dos principais instrumentos de financiamento da educação pública no Brasil. Por lei, seus recursos não podem ser utilizados para outros fins que não estejam diretamente relacionados à educação básica.

A eventual transferência desses valores para outras contas, sem justificativa legal, pode caracterizar desvio de finalidade e improbidade administrativa.

Com a manutenção da medida cautelar, a Prefeitura de Cachoeira Grande deverá apresentar os documentos solicitados.

O não cumprimento da decisão pode resultar em sanções administrativas e judiciais ao gestor.