Catulé Júnior conquista mandato na Assembleia Legislativa com eleição de Rildo

O suplente de deputado estadual Catulé Júnior é o quarto suplente de deputado estadual que passa a ser titular do mandato a partir do ano que vem como resultado das eleições municipais.

O representante de Caxias era o primeiro suplente da coligação do PP, e assume com a eleição de Rildo Amaral a prefeito de Imperatriz.

Três suplentes já haviam garantido mandato no primeiro turno. João Batista Segundo assume com a eleição de Juscelino Marreca em Santa Luzia, Keke Teixeira no lugar de Roberto Costa, eleito em Bacabal, e Edison Araújo vai ficar com a vaga de Rafael, que foi eleito em Timon.

Rildo Amaral é eleito prefeito de Imperatriz em emocionante e inédito segundo turno

O deputado estadual Rildo Amaral do PP foi eleito em Imperatriz, segundo maior colégio eleitoral do Maranhão.

Numa disputa inédita de segundo turno, Rildo que já venceu três eleições de vereador na cidade e exerce o segundo mandato de deputado estadual se consagrou vencedor neste domingo na disputa contra Mariana Carvalho do Republicanos.

 

Prefeito reeleito Dr. Pedro Paulo, se reúne com vereadores para discutir metas do próximo presidente da câmara de vereadores

PRESIDENTE JUSCELINO/MA – O prefeito reeleito Dr. Pedro Paulo, se reúniu com vereadores para discutir metas dos próximos quatro anos. O encontro contou com os vereadores eleitos Fabinho, Fernandinho, Enagio e Carlinhos fechando parceria para a eleição do próximo presidente da câmara de vereadores.

Segundo o prefeito reeleito Dr. Pedro Paulo, o objetivo da reunião foi tratar de assuntos referentes a próxima administração municipal. O chefe do Executivo destacou os principais pontos que nortearão seu mandato. “Nosso primeiro e mais importante compromisso é com a população. Para termos uma gestão eficiente e um sistema que funcione adequadamente é necessário o envolvimento de todos, e é por isso que peço o apoio de todos vocês vereadores independente de partido político. Só assim, conseguiremos continuar e suprir as demandas com planejamento”.

Dr. Pedro pontou a importância de ir a campo para conhecer as necessidades da população, de trabalhar preventivamente com um banco de dados integrado, de colocar em cada setor as pessoas certas no desempenho das funções, de potencializar à administração.

“Estivemos reunidos com o vereador Waguinho e os vereadores eleitos Fabinho, Fernandinho, Enagio e Carlinhos fechando parceria para a eleição do próximo presidente da câmara de vereadores. Tudo certo para Presidente Juscelino continuar a crescer.” Disse Dr. Pedro Paulo.

Deputado Segundo acompanha prefeito Edilson em visita à Secretaria da Infraestrutura do Estado

O Deputado Estadual João Batista Segundo acompanhado do prefeito de Palmeirândia, Edilson Castro, estiveram na Secretaria da Infra Estrutura SINFRA em busca de béneficios para Palmeirândia e Região.

Uma das pautas do Deputado Segundo junto com o prefeito Edilson com o Secretário Aparício Bandeira e a Secretária adjunta Oliveíra Raímunda e o engenheiro Rafael Andrade foi a retomada de obras importantes no município de Palmeirândia, Pinheiro e Região.

Segundo ressaltou a importância das parcerias do Governador Brandão com os dois municípios e a Região da Baixada. O prefeito reeleito Edilson pediu ao secretário a rétomada de obras importantes no município e pediu novos benefícios ao Secretário Aparício, que garantiu colocar na lista de prioridades.

Famem: prefeitos do PDT declaram apoio a Roberto Costa

O prefeito eleito de Bacabal, deputado estadual Roberto Costa (MDB), recebeu nesta quinta-feira, 24, declarações de apoio de mais cinco prefeitos à sua candidatura a presidente da Famem.

Detalhe: todos do PDT.

Aderiram ao emedebista os prefeitos Neto Carvalho (Araioses), Jonas Magno (Rosário), Sebastião Costa (Fortuna), Samia Moreira (Santa Quitéria) e Flávio Furtado (Duque Bacelar).

Eles estavam acompanhados do prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier, uma das principais lideranças pedetistas do estado, e articulador político do senador Weverton Rocha (PDT).

O movimento confirma, ainda, rumores de reaproximação entre o senador do PDT e o governador Carlos Brandão (PSB).

Em tempo: estiveram presentes na reunião, também, a presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB), e o presidente estadual do MDB, Marcus Brandão.

Santa Helena – Prefeito eleito, Joãozinho Pavão, reúne com a deputada federal, Roseana Sarney

O prefeito eleito de Santa Helena, Joãozinho Pavão, se reuniu na terça-feira (22) com a deputada federal Roseana Sarney para discutir projetos e parcerias que visam o desenvolvimento do município a partir de 2025. Durante o encontro, foram abordadas questões cruciais como infraestrutura, saúde, educação e segurança, áreas consideradas prioritárias para melhorar a qualidade de vida da população local.

Joãozinho Pavão enfatizou a importância da colaboração com a deputada para assegurar recursos e investimentos necessários. Em resposta, Roseana Sarney comprometeu-se a apoiar as demandas do município e a trabalhar em conjunto com a nova gestão para enfrentar os desafios da cidade.

A reunião foi avaliada como muito produtiva, deixando todos os presentes otimistas quanto às oportunidades de progresso para Santa Helena. Joãozinho Pavão declarou: “Tive uma reunião muito produtiva com a Deputada Federal Roseana Sarney, onde discutimos projetos importantes para o futuro de Santa Helena. Com meu mandato de prefeito começando em 2025, já estamos alinhando ações e benefícios que trarão melhorias significativas para a nossa cidade.”

Ministério Público pede suspensão imediata de concurso em Bacuri-MA

Falta de transparência sobre contratação de instituto e denúncias sobre irregularidades, levaram o Ministério Público do Maranhão, por meio da Promotoria de Justiça de Bacuri, a solicitar, nesta terça-feira, 22, a suspensão imediata do concurso público realizado pelo Município, por meio do Instituto Social da Cidadania Juscelino Kubitschek.

O prazo de validade do certame é dois anos, contados a partir da homologação do resultado final. O período pode ser prorrogado uma vez, por outros dois anos, a critério da Prefeitura.

O ato de suspensão deve ser publicado em Diário Oficial, além de ser amplamente divulgado em diversas mídias, incluindo site da prefeitura, sites locais, jornais, redes sociais etc.

A solicitação foi feita em Recomendação, assinada pelo promotor de justiça Igor Adriano Trinta Marques e encaminhada ao prefeito Washington Oliveira, ao secretário municipal de Administração e Finanças, José Rosendo de Santana, e à procuradora-geral do Município, Hilda Mendes Rego.

“É necessário que as despesas com a realização de concursos públicos obedeçam ao teto de gastos públicos imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal”, enfatiza o membro do MPMA, na Recomendação. O instituto foi contratado pelo valor de R$ 228,5 mil. “Além disto, é urgente apurar a regularidade dos procedimentos e o atendimento às normas legais que regulamentaram a abertura do concurso público”, acrescenta.

O número de vagas do certame é 371, incluindo 186, para formação de cadastro de reserva.

A lista de cargos inclui assistente social, psicólogo, enfermeiro, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, nutricionista, médico, agrônomo, cirurgião dentista, contador, procurador municipal, professor, supervisor, fonoaudiólogo, educador físico, guarda civil municipal, técnicos em agricultura, saúde bucal, enfermagem e massoterapia, além de auxiliar de serviços.

O eventual acolhimento da Recomendação deve ser informado em até 48h, além da apresentação de documentos que comprovem as medidas tomadas e a ampla divulgação da suspensão do prazo e validade do certame.

Em caso de descumprimento, serão adotadas todas as medidas legais necessárias, incluindo ação civil pública para responsabilização por eventuais atos improbidade administrativa, além de outras medidas, independentemente de responsabilização criminal.

Luciana, esposa de Gil Layon, e eleita a vereadora mais votada da história de Presidente Medici

Todos foram fundamentais na meta que o ex-secretário municipal de saúde Gil Layon, traçou para seu projeto político para este ano de 2024.

Gil Layon conseguiu por força de sua articulação, emplacar a eleição em 1° mandato, da esposa Luciana, ela foi a vereadora mais bem votada da história política da cidade de Presidente Médici, onde obteve 502 votos (10,53% de toda a votação proporcional).

Apesar das perseguições empreendidas contra o casal, que partiram do grupo do prefeito, Gil Layon e Luciana agradeceram ao bem votado líder da oposição o Emílio Weba e ao
Deputado Hemetério Weba.

E como o objetivo da familia é não parar, o Gil Layon apontou lá na frente e disse “que 2028 é na próxima semana”. Luciana também olhou na mesma direção do esposo e pediu
” que Presidente Médici possa continuar acreditando”

O jovem casal de políticos de Presidente Médici já faz história em 2024 e são tidos por muitos como os principais rivais do atual prefeito para as eleições de 2028.

TRE decidirá em novembro cancelamento da eleição em NOVA OLINDA

Em novembro, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão decidirá o futuro das eleições de Nova Olinda do Maranhão, após o pleito mais acirrado do país ter sido marcado por graves denúncias de compra de votos. O atual prefeito eleito, Ary Menezes (PP), venceu com uma margem mínima de 50,01% dos votos válidos, apenas dois votos a mais que sua principal adversária, Thaymara Amorim (PL), que obteve 49,99%.

A eleição, que gerou grande expectativa na cidade, foi decidida nos últimos instantes da apuração. Thaymara chegou a comemorar a vitória quando 97% das urnas mostravam uma vantagem de 100 votos a seu favor. No entanto, o resultado final reverteu o cenário, consagrando Ary Menezes como vencedor.

Após o término do pleito, começaram a surgir denúncias de compra de votos em favor de Ary Menezes. Eleitores confessaram que foram abordados pela equipe do prefeito eleito e que, após a eleição, passaram a sofrer ameaças e represálias.

Danilo Santos, um dos eleitores que admitiu a venda de seu voto, revelou que foi procurado por Ary Menezes, Ronildo da Farmácia (MDB), vice-prefeito eleito, e Clecia Barros (Republicanos), aliada de Ary. “Eles me perguntaram o que eu queria em troca do voto. Eu pedi 1.500 telhas, 20 sacos de cimento e a madeira para construir minha casa. Disseram que tudo já estava comprado, mas depois da eleição, não recebi o que foi prometido. Dois dias depois, um caminhão da prefeitura retirou as telhas da minha casa”, relatou Danilo.

Luciane Souza Costa, pescadora e moradora de Nova Olinda, também relatou ter sido ameaçada após seu marido aceitar dinheiro em troca do voto. “Depois que postei nas redes sociais apoio a uma vereadora que não era a indicada de Ary, começaram as ameaças de morte contra mim, meu marido e minhas filhas”, denunciou.

Defesas

Diante das denúncias, Ary Menezes emitiu uma nota afirmando que “a compra e venda de votos comprometem a democracia e devem ser investigadas pela Justiça Eleitoral”. Ele também se colocou à disposição para esclarecimentos.

Ronildo da Farmácia, o vice-prefeito eleito, negou todas as acusações. “Fizemos uma campanha limpa, sem oferecer dinheiro em troca de votos”, declarou.

A defesa de Clecia Barros também se manifestou, dizendo que “Clecia não tem conhecimento de captação ilícita de votos” e que sua trajetória política é pautada pela honestidade.

O TRE deverá analisar as provas e depoimentos apresentados e decidir se anula o resultado da eleição, o que pode levar à convocação de um novo pleito no município. A expectativa é que a decisão saia até o final de novembro, o que pode trazer desdobramentos importantes para a política local.

Rildo Amaral: “Quando eu for, prejeito, vou acabar com a Zoña Azul que só tira dinheiro ao nosso povo sem dar nenhum benefício”

O candidato Rildo Amaral 11 tem reforçado seu compromisso em acabar com a Zona Azul, o estacionamento rotativo implantado na atual gestão municipal que prejudicou o comércio local e extorquiu o imperatrizense por mais de quatro anos.

“Imperatriz precisa de uma gestão que realmente ouça o povo. Por mais de quatro anos, nossa gente é explorada por esse sistema injusto da Zona Azul, que só prejudicou o comércio e dificultou a vida de quem trabalha duro para manter sua loja aberta ou simplesmente quer estacionar no centro da cidade. Vai ser o fim da Zona Azul. Vamos devolver o direito de ir e vir sem taxas abusivas, revitalizar nosso comércio local e garantir que o imperatrizense não seja mais explorado por medidas que não beneficiam a nossa cidade”, disse Rildo Amaral 11.

Essa não é uma promessa eleitoreira. Segundo o especialista em Direito Público, Dr. Rodrigo do Carmo, “O Rildo sendo prefeito vai revogar esse contrato [entre o município e a empresa que gerencia a Zona Azul]. E isso é perfeitamente possível juridicamente. Rildo terá que encaminhar o projeto para a Câmara Municipal pontuando as problemáticas do contrato, como o fato de que 90% da arrecadação fica com a empresa e apenas 10% vai para o município”, explicou.

Um caminho ainda mais rápido seria “entrar em um acordo judicial e extinguir a Zona Azul, uma vez que ela funciona no município por decisão da justiça, porque já foi revogada na Câmara Municipal anteriormente”, concluiu.

O contrato da Prefeitura de Imperatriz com a Alcabox é de mais de R$ 85 milhões por um período de 10 anos, conforme o contrato disponível no Portal da Transparência do Município. Ao longo dos quatro anos que a Zona Azul permanece em vigor, outros quatro aditivos de mais de R$ 7 milhões foram feitos.

O que resulta no cidadão imperatrizense tendo que pagar duas vezes pelo serviço, uma vez que o contrato foi celebrado com dinheiro público e para estacionar é preciso pagar novamente. A população de Imperatriz não aguenta mais.